9 de Agosto de 2012
No dia 11 de Julho de 2012, 29 alunos dos assentamentos de Provi, P.A Floresta e membros da comunidade de Pium, no Tocantins, receberam os certificados da conclusão do curso de informática dos níveis iniciante, intermediário e avançado. A ação fez parte do projeto “Disseminando a Inclusão Digital” no Tocantins, financiado pelo Instituto Oi Futuro. Estavam presentes na ocasião a coordenadora de projetos, Eliana Kelly Pareja, e o presidente da organização, Stefano Merlin, que doou um computador para a comunidade do assentamento P.A Floresta, em nome do Instituto Ecológica.
Para celebrar o evento, foi oferecido café da tarde e um brinde para os participantes, que incluíram produtos típicos da região da Ilha do Bananal produzidos pelo Empório Mãos do Cerrado, um dos resultados de maior sucesso da aplicação da Metodologia do Carbono Social para o empoderamento e capacitação de comunidades do estado.
O projeto ocorre no Centro de Convivência e Capacitação do Instituto Ecológica, em Pium, com o objetivo de desenvolver e qualificar jovens da região por meio da disseminação de informações e conhecimentos sobre ferramentas e softwares especializados em computação gráfica, promovendo adaptação e difusão de conhecimentos que contribuam com a promoção do intercâmbio cultural e o fortalecimento de novas alternativas econômicas para a região. Até o fim do projeto espera-se a capacitação de 60 jovens no tema.