Desmatamento é um risco que as empresas não podem mais ignorar - Instituto Ecológica

Desmatamento é um risco que as empresas não podem mais ignorar

Enquanto o ciclo de queimadas que afetou a Amazônia tem chamado a atenção do mundo, investidores institucionais aproveitaram a oportunidade para mudar o foco para algumas das fontes do problema: décadas de mal planejamento e uso do solo, além de cadeias de suprimentos agrícolas mal administradas.

Unilever e Nestlé tem tomado decisões para implementar políticas de não desmatamento, porém isso não é uma tendência entre as empresas. Agora, alguns dos maiores investidores institucionais do mundo estão pressionando para uma mudança através da Iniciativa Investidora para Florestas Sustentáveis, diz Julie Nash do Ceres. 

Anteriormente neste mês, na correria da semana do clima de Nova York, um número sem precedente de investidores – 230, representando 16,2 trilhões de dólares em ações – iniciou um apelo para que companhias tomem ações contra o desmatamento. Entre os investidores estão alguns dos maiores administradores de investimento e donos de ações de todo o mundo, representando mais de 30 países.

A maioria dos investidores reconhecem que o desmatamento cria risco material financeiro para as empresas, incluindo riscos de mercado e reputacional. Além disso, o desmatamento aumenta riscos sistêmicos nos portfolios por contribuir para a crise climática global. Uma pesquisa recente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas mostra que 11% das emissões globais de gases de efeito estufa são causados por fraca gestão florestal e de uso da terra, incluindo desmatamento impulsionado por commodities. Também alerta que não há como limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC – e dessa forma evitar maiores catástrofes – se não segurarmos o desmatamento.

Fonte: http://www.ethicalcorp.com/deforestation-material-risk-companies-can-no-longer-ignore