Um novo projeto ajudará a abordar a falta de saneamento e de acesso à água potável e controlará a poluição na Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
O Projeto para a Implementação do Programa de Ações Estratégicas da Bacia do Prata (PAE), liderado pelo Comitê Intergovernamental da Bacia do Prata (CIC) em cooperação com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com Fundo Global para o Meio Ambiente (FGMA) e pelo CAF – banco de desenvolvimento da América Latina, promoverá a integração regional e o desenvolvimento sustentável na Argentina, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai, e ajudará a preservar esse corpo de água tão importante para a região.
A iniciativa coincide com o 50º aniversário do CAF e do Tratado da Bacia do Prata, assinado em 1969 para promover o desenvolvimento de um dos mais importantes reservatórios de recursos naturais do mundo. Seus principais rios (da Prata, Paraná, Paraguai e Uruguai) têm enorme potencial energético e são fundamentais para o comércio e avanço das populações da região. Com isso em vista, o Comitê Intergovernamental da Bacia do Prata (CIC) realizará ações conjuntas destinadas a melhorar a utilização dos recursos, o desenvolvimento da região e o cumprimento dos objetivos estabelecidos no Tratado da Bacia do Prata.