Contexto Local
As comunidades e assentamentos rurais do estado do Tocantins apresentam um histórico de dificuldades em relação à falta de água, energia elétrica e o custo para a manutenção das bombas que captam água. O Instituto Ecológica se baseou nessa realidade para realizar os trabalhos de instalação de hortas e modelos de irrigação por meio de fonte de energia solar.
O programa visa a geração de renda pela comercialização de produtos cultivados nessas hortas irrigadas. O projeto aconteceu no município de Pium, no Tocantins, entre 2006 e 2009, e contou com o apoio do Instituto HSBC, além de parcerias com Eletronorte, Escola Técnica Federal do Tocantins, Ruraltins e Seagro.
Descrição do Projeto
O projeto consiste na implantação de hortas e sistemas fotovoltaicos, sensibilização e capacitação, plantios e manejo alternativos de espécies e fontes de energia renovável para diminuição dos efeitos das mudanças climáticas. As ações são voltadas para implantação de um modelo alternativo de cultivo orgânico que beneficia o clima, já que os modelos tradicionais de agricultura contribuem para o aumento dos efeitos das mudanças climáticas.
A iniciativa contou com um estudo preliminar para verificar qual a situação sócio-econômica das comunidades envolvidas; a construção sistemas com reservatório de água para irrigação de áreas de no mínimo 1.600 m2; treinamento para utilização dos equipamentos e sua manutenção e as vantagens e desvantagens do uso da energia solar; capacitações voltadas para o mercado e comercialização dos produtos obtidos na horta; disseminação da tecnologia para outros assentamentos; um estudo final para a verificação das melhorias conseguidas e do incremento da renda mensal da comunidade envolvida; a implantação e estruturação de um local de vendas dos produtos gerados nas hortas.
Arquivos para Download
Benefícios
- Geração de renda.
- Disseminação de conhecimento.
- Diminuição dos efeitos da mudança climática por meio do uso de energia renovável.
- Melhoria da qualidade de vida.
- Conservação ambiental.
- Melhoria da alimentação das famílias envolvidas.
Componentes
- Instalação de hortas.
- Instalação de modelos de irrigação.
- Energia solar.
- Sistemas fotovoltaicos.
- Capacitação.
- Manejo alternativo de espécies.
- Estudo preliminar sobre a situação sócio-econômica das comunidades.
- Comercialização de produtos sustentáveis.