IE busca recursos para construção do primeiro Centro de Pesquisa Metagenômica e de Bioprospecção do TO - Instituto Ecológica

IE busca recursos para construção do primeiro Centro de Pesquisa Metagenômica e de Bioprospecção do TO

O Instituto Ecológica Palmas, ONG que atua há 17 anos no estado com projetos socioambientais, está na Conferência Internacional de Biotecnologia e Produtos Naturais, na Escócia, para apresentar o projeto Metagenoma. 

O objetivo é captar recursos nacionais e internacionais, que devem chegar a US$ 8,5 milhões, para que o Tocantins construa o seu primeiro centro de estudos metagenômicos e consiga explorar, com sustentabilidade, a biodiversidade da região para fins comerciais. 

Vice-Presidente e Diretor Executivo do Instituto Ecológica, Dr. Divaldo Rezende, explica: “O projeto Metagenoma tem dois componentes importantes. O primeiro deles é científico, ou seja, identificar bioativos que podem ser usados em produtos cosméticos, alimentícios e farmacêuticos. E o segundo, voltado para startups bioempreendedoras que usarão esses bioativos para gerar receita e contribuir para o desenvolvimento local”. 

Rezende ainda esclareceu durante a Conferência, que conta com a participação de 15 países, que o estado do Tocantins possui uma riqueza inigualável pela proximidade de três biomas: o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal. Mas que toda essa riqueza está sendo ameaçada por atividades ilegais, monoculturas e perda de habitat

É aí que a metagenômica, ou seja, o estudo genético de uma amostra ambiental com técnicas independentes de cultivo, tem ganhado terreno como principal método de pesquisa biotecnológica para novos genes, enzimas e bioativos.

“Com a criação do centro de metagenômica, seremos capazes de promover o desenvolvimento da diversidade microbiológica do Tocantins e compreender melhor a sua importância na manutenção dos nossos ecossistemas terrestres e aquáticos. Além de incentivar empresas startups a promover desenvolvimento sustentável e empregos locais por meio de uma incubadora”, completou Rezende.

Atualmente, o IE é responsável pelo projeto de recuperação de 200 nascentes nas Bacias do Tocantins, em parceria com o governo estadual.

 

Sobre a Conferência Internacional de Biotecnologia e Produtos Naturais (NPB, em inglês).

A NPB é uma conferência voltada ao desenvolvimento de negócios e pesquisas para a comunidade internacional de Ciências da Vida e Tecnologia, com base na compreensão dos recursos de Produtos Naturais, tecnologias sustentáveis, e suas soluções comerciais. O programa deste ano é baseado na ciência e tecnologia por trás da identificação, purificação e exploração de substâncias bioativas de alto valor de fontes marinhas, plantas nativas, espécies de culturas e microbiológicas.