A pequena ilha de Sylt, patrimônio da UNESCO, sedia o campeonato de windsurf desde 1984 em sua costa de 40km, ideal para a prática do esporte. O evento deste ano, com 200 000 pessoas, atraiu competidoras de 32 nações, assim como cobertura global da media por sua mensagem de ação pró clima e diminuição da poluição do oceano.
Sylt está vulnerável ao aumento do nível do mar: a crescente intensidade e frequência de tempestades ameaça engolir as vilas e limpar as praias, assim como a biodiversidade de suas dunas e marés.
O evento deste ano é o mais sustentável até agora. Em parceria com a campanha de Oceanos Limpos da UNEP, os organizadores do evento baniram garrafas plásticas e talheres descartáveis, reduzindo drasticamente o resíduo plástico. Eles organizaram uma limpeza da praia, garantiram que todo o lixo tenha sido removido das praias depois do evento, reciclaram todo o material de publicidade e plantaram nos manguezais, através de patrocínios, como uma compensação natural de CO2 . O evento utilizou apenas energia elétrica renovável.