Sobre o Instituto
O Instituto Ecológica é uma ONG brasileira pioneira na área de mudanças climáticas.
Fundado no ano 2000 em Palmas, Tocantins, o Instituto Ecológica (IE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Nossa missão é atuar na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas por meio de pesquisa científica, conservação do meio ambiente e apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
Ao longo dos últimos anos, contribuímos para a redução de emissões em nível local através da promoção do uso de energias renováveis, reflorestamento e capacitação de famílias e profissionais na região do entorno da Ilha do Bananal, ao sudoeste do de Tocantins. Alguns dos resultados do Instituto incluem:
- 460.000 toneladas de carbono reduzidas.
- 46 estudos em mudanças climáticas, energia renovável, desenvolvimento social e biodiversidade.
- 2.323 hectares de florestas nativas conservados.
- 300 hectares de florestas restauradas.
- 6.480 pessoas treinadas.
- 110 famílias incluídas no mercado por meio de produtos sustentáveis e recursos florestais.
No âmbito global, o IE é reconhecido internacionalmente pela metodologia do Carbono Social, que evoluiu para um padrão de certificação de créditos de carbono, o SOCIALCARBON Standard. O Carbono Social foi concebido durante a implementação do primeiro projeto de sequestro de carbono do Brasil, na Ilha do Bananal, com o diferencial de garantir o envolvimento das comunidades na iniciativa. Com cerca de 60 projetos certificados, o Carbono Social atualmente replica sua experiências de sucesso em países como China, Índia, Turquia e Indonésia.