O desmatamento e o aumento da exploração dos recursos naturais decorrentes do aumento populacional das áreas próximas aos rios do Estado do Tocantins colocam os recursos hídricos da região em constante ameaça.
O Instituto Ecológica atua na região há mais de 18 anos, sempre na busca por defender e preservar o meio ambiente.
No último dia 20 de outubro, demos mais um passo nesse sentido com a assinatura do Projeto de Cooperação Técnica e Assessoria aos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Formoso, Manuel Alves, Lago de Palmas, Lontra e Corda, Santo Antônio e Santa Tereza, todos em Tocantins.
O Termo de Parceria foi assinado pelo Vice-Presidente do Instituto Ecológica e Coordenador Geral do Projeto, Dr. Divaldo Rezende, e pelo Subsecretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lélis, neste ato representando a Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Este é o segundo projeto de apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas que conta com a cooperação do Instituto Ecológica, com a novidade de, dessa vez, contar com mais um comitê, o de Santo Antônio e Santa Tereza.
Com nossa cooperação e assessoria, desejamos contribuir com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins a defender, preservar e conservar a natureza local, além de incentivar o desenvolvimento sustentável da região, envolvendo as comunidades ao entorno.
“Essa assinatura consolida o Instituto Ecológica como uma pré-agência de Bacias do Estado do Tocantins, dando suporte aos comitês e ao desenvolvimento local dessas regiões. Os recursos hídricos são extremamente importantes e o Instituto Ecológica está muito comprometido e animado com este projeto”, afirmou o vice-presidente do Instituto Ecológica, Divaldo Rezende.