O Instituto Ecológica, com o apoio da SEMARH-TO, irá realizar até o mês de junho, em Natividade, Almas e Dianópolis, quatro oficinas de capacitação para membros e suplentes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves e para os gestores ambientais dos municípios da Bacia.
O objetivo é nivelar o conhecimento entre antigos e novos membros da equipe e integrar ao trabalho do Comitê os gestores ambientais municipais e educadores dos municípios e do Estado.
Nos dias 12, 13 e 14 de abril foram realizadas as primeiras oficinas com os temas: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável; Pagamento por Serviços Ambientais/Valoração ambiental.
As capacitações tiveram a participação dos membros do Comitê e os gestores ambientais e educadores dos municípios de Almas, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Natividade, Chapada da Natividade e Projeto de Irrigação Manuel Alves.
Para o presidente do CBHRMA, Mario de Sena Filho, as capacitações são muito importantes para os membros do Comitê entenderem a importância dos recursos hídricos, o desenvolvimento sustentável e a vida como um todo.
“Temos que construir uma nova cultura de consumo de água, entender que ela é finita. Temos que formar multiplicadores para ajudarem o CBH a disseminar essa cultura, por isso convidamos os gestores e os educadores para participar, pois são formadores de opinião e desenvolvem um trabalho importante em seus municípios na área de recursos hídricos e meio ambiente”, destacou Filho.