Em 27 de agosto de 2019, na Semana Mundial da Água na Suécia, a IUCN lançou um estudo que identificou diversas oportunidades para desenvolver uma metodologia padrão para mensurar a extensão da crise da poluição do plástico. A necessidade urgente possibilitará que as decisões sejam tomadas com melhores dados e análises sobre a gestão dos resíduos em níveis global, regional e nacional.
As metodologias atuais não permitem compreender melhor o impacto do plástico na cadeia, bloqueando uma análise melhor da extensão do problema.
Além de prover uma análise compreensiva de todas as 19 metodologias existentes sobre a pegada de plástico pela primeira vez, a publicação, “Revisão das metodologias da pegada de plástico: Construindo a base para o desenvolvimento de uma ferramenta padrão de medição” (Review of plastic footprint methodologies: Laying the foundation for the development of a standardised plastic footprint measurement tool) também inclui um glossário de palavras chave relacionadas ao plástico e meio ambiente. Isso possibilita ao campo de modelagem e negócios falarem uma língua comum.