Contexto Local
O Programa busca integrar conhecimentos técnicos e científicos de forma a beneficiar e envolver a comunidade local, comunidade científica e pesquisadores, associando conhecimento de biodiversidade e mudanças climáticas na região da Ilha do Bananal, uma área de três grandes biomas brasileiros: Cerrado, Amazônia e Pantanal.
A riqueza biológica existente na região e a sua importância para a preservação do equilíbrio ecológico levaram à criação do Parque Nacional do Araguaia (PNA) e do Parque Estadual do Cantão (PEC). Essas unidades de conservação estão delimitadas pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão, que abrange quase todo o território dos municípios do projeto.
Descrição do Projeto
O projeto visa contribuir para a preservação e promoção da biodiversidade, redução dos efeitos das mudanças climáticas, educação ambiental e consolidação das ações de pesquisa no Centro de Pesquisa Canguçu (CPC). O Programa é composto por três componentes: fortalecimento da infraestrutura do CPC, educação ambiental e pesquisa cientifica.
A implementação o projeto garantirá geração de renda para a comunidade local, intercâmbio técnico entre organizações nacionais e internacionais, disseminação dos resultados encontrados, preservação da diversidade biológica, redução da degradação dos solos, valorização dos recursos florestais e educação ambiental.
Entre os objetivos específicos, destacam-se: reforma e ampliação do CPC; divulgação do projeto por meio de seminários, folders e um vídeo educativo; implantação de uma Unidade de Processamento e Armazenagem de Sementes Florestais; realização de campanha de sensibilização ambiental através de atividades educacionais, esportivas e distribuição de mudas; estruturação de um banco de dados; implantação de uma Unidade Demonstrativa da Biodiversidade Regional; realização de programas de estágio e processos seletivos para bolsas de estudo; e publicações científicas. O projeto também pretende finalizar a Unidade Demonstrativa de Educação Ambiental dos Quelônios da Ilha do Bananal, visando o desenvolvimento de pesquisas e o acompanhamento biológico das espécies de quelônios, e implementar uma pesquisa em fluxo de carbono.
Benefícios
- Conservação da biodiversidade.
- Geração de renda.
- Redução dos efeitos das mudanças climáticas.
- Disseminação de conhecimento.
- Transferência de tecnologia.
Componentes
- Reforma e ampliação do CPC.
- Educação ambiental.
- Desenvolvimento de pesquisas.
- Capacitações.
- Realização de seminários.
- Publicações.
- Produção de vídeo e folders para divulgação.
- Banco de dados.