A equipe do Instituto Ecológica finalizou a recuperação da nascente piloto do Projeto Olhos D’Água, agora aberta à visitação daqueles que desejam conhecer de perto este projeto que prevê a recuperação de 200 nascentes em 4 Bacias Hidrográficas do Tocantins. Saiba mais!
O Projeto é uma realização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH-TO), com o apoio do Instituto Ecológica, a fim de garantir a preservação do ecossistema e a qualidade da água para a população.
A nascente piloto fica próxima ao viveiro de mudas e poderá receber a visita de estudantes, pesquisadores, universitários, etc, que desejem conhecer o Olhos D’Água.
Nesta etapa foram plantadas 450 mudas de 37 espécies diferentes, dentre elas a Buriti, Copaíba do Cerrado, Embaúba branca, Jatobá do Cerrado, Ipê Dourado, Mutamba, dentre outras.
“Foram comprados tubetões, com quase 4 litros cada um, que foram especialmente pensados para este projeto, pois é ideal para mudas do Cerrado com raízes profundas”, explica Haddad.
Outra conquista muito importante foi a aquisição de tubetes biodegradáveis, feitos de resíduos de bananeiras, que não impactam o meio ambiente.
A equipe do Projeto Olhos D’Água também modernizou o viveiro que agora conta com um reservatório com irrigação automatizada e também concluiu o cercamento em um raio de 50 metros ao redor da nascente e um aceiro de 3 metros.
Agora está tudo pronto para que as instalações do viveiro e da nascente piloto possam receber visitantes.
Ficou interessado em visitar o viveiro e a nascente piloto?
Agende a sua visita (agendamento imprescindível) pelo telefone: (63) 3233-6876 com Eduardo Risuenho.
O local fica a 40 km de Palmas, acessível pela Rodovia TO-030.