O ano de 2016 foi um ano de muitos desafios, mas também de muitas boas conquistas para o Instituto Ecológica Palmas. Enquanto a natureza dava seus sinais de agonia durante a seca avassaladora do último semestre no Tocantins – resultado claro de um processo de degradação ambiental sustentado por desmatamentos desenfreados e exploração incorreta dos recursos naturais especialmente nas bacias hidrográficas que abastecem as principais cidades do Estado – o Instituto Ecológica arregaçou as mangas e trabalhou em projetos importantes para a conservação dos recursos hídricos no Tocantins.
Nossa equipe esteve à frente de dois principais projetos: reflorestamento de nascentes e apoio aos comitês de bacias hidrográficas.
- Com o apoio aos comitês de bacias hidrográficas buscamos proteger os recursos hídricos auxiliando os respectivos comitês com planos de comunicação, capacitação profissional e estratégias administrativas desses grupos. Com mais conhecimento, mais renda e mais comunicação, o alcance e a eficiência dos comitês se amplifica, bem como a proteção das bacias.
- Já o projeto de reflorestamento de nascentes deseja reflorestar 20 nascentes no Tocantins. E a metodologia para essa conquista é bem especial. Nossa equipe construiu um viveiro de mudas nativas com a ajuda da mão de obra local. E também com um trabalho em conjunto, estamos reflorestando a área de preservação permanente em volta de cada uma dessas nascentes com essas árvores. Um esforço em equipe, que reúne conhecimento e amor pelos rios, para salvar as nascentes do Tocantins.
Confira a reportagem feita pela TV Anhanguera, filiada da Rede Globo no Tocantins.
Ainda há muito trabalho a ser feito e a natureza parece pedir todo o nosso esforço. Mas finalizar 2016 com mais preservação, mais capacitação e geração de renda e com rios mais protegidos, já nos faz enxergar um ano de 2017 com ainda mais realizações.
Até a próxima!