O fim do mundo pode começar por baixo - Instituto Ecológica

O fim do mundo pode começar por baixo

De acordo com o primeiro estudo científico de revisão global, os insetos nunca estiveram tão perto da extinção, sendo que uma das previsões enxerga o desaparecimento total da vida artrópode em menos de 1 século.

Com uma taxa de extinção quase 8 vezes mais rápida que mamíferos, aves e répteis, mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio e um terço corre perigo de desaparecer completamente do planeta.

Atualmente os insetos se encontram em um progressão de diminuição de 2,5% ao ano. A possível extinção em massa pode levar ao colapso de basicamente todos os ecossistemas da Terra.

As maiores causas do fenômeno podem ser segmentadas no uso de agrotóxicos (o uso extremo de pesticidas) e o crescente aumento na temperatura global, causada por mudanças climáticas.

A morte dos insetos causaria uma reação em cadeia, uma vez que inúmeras espécies de répteis e aves simplesmente não teriam do que se alimentar. O mais provável é morte por inanição.

E por mais que o número de espécies que conseguem se adaptar à falta de insetos esteja aumentando, o crescimento se demonstra muito lento.

O estudo, publicado pela revista científica Biological Conservation, pode ser lido aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0006320718313636?via%3Dihub