Uma coalizão de nações insulares do Pacífico quer arrecadar US$ 500 milhões (£ 400 milhões) para tornar todo o transporte marítimo no Oceano Pacífico zero carbono até a metade do século. A parceria Blue Pacific Shipping, anunciada na terça-feira pelos governos de Fiji, Ilhas Marshall, Samoa, Vanuatu, Ilhas Salomão e Tuvalu, estabeleceu uma meta de redução de emissões de 40% até 2030 e descarbonização total até 2050.
A parceria pretende arrecadar dinheiro através de doações de instituições multinacionais, empréstimos concessionais, investimentos diretos do setor privado e através da emissão de “títulos azuis” regionais. O dinheiro seria usado para modernizar as balsas de passageiros e de carga existentes com tecnologias de baixo carbono e comprar novos navios de emissão zero. As populações das ilhas do Pacífico dependem do transporte para viagens, medicamentos, seus meios de subsistência e conexão com o mundo exterior.
Um documento conjunto do governo das Ilhas Fiji-Marshall disse que, em comparação com outros grandes setores econômicos, “o investimento no desenvolvimento sustentável do transporte marítimo para os países das ilhas do Pacífico foi extremamente limitado até o momento”.
“Uma transição para o transporte marítimo sustentável, resiliente e descarbonizado nessa escala exigirá investimentos substanciais, incluindo pelo menos US$ 500 milhões para apoiar a implementação do programa de trabalho de 10 anos”.