Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acredita que mudança do clima já afeta o país - Instituto Ecológica

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros acredita que mudança do clima já afeta o país

18 Maio de 2015

Para 95% da população, os impactos já estão sendo sentidos, e para 84%, governo faz pouco a respeito

Nova pesquisa do Datafolha encomendada pelo Observatório do Clima – rede da qual o Instituto Ecológica faz parte – e pelo Greenpeace demonstra que 95% dos cidadãos brasileiros acham que as mudanças climáticas já estão afetando o Brasil. A pesquisa foi realizada entre 11 e 13 de março de 2015, em 143 municípios brasileiros e com pessoas de mais de 16 anos de idade.

O Datafolha ouviu 2.100 pessoas em todas as regiões do país, e para nove em cada dez entrevistados, as crises da água e energia têm relação direta com o tema. No entanto, segundo 84% dos entrevistados, o governo não faz nada ou faz muito pouco para enfrentar o problema.

Dentre as soluções apresentadas pelos entrevistados, destacam-se a redução do desmatamento, melhorias no transporte coletivo e investimentos em energias renováveis. Além disso, mais de 80% dos brasileiros acreditam que essas ações trarão benefícios para a economia do país.

Segundo a pesquisa, o brasileiro também se vê como parte da solução: 62% dos entrevistados estão dispostos instalar um sistema de microgeração de energia solar em casa. Dentre os benefícios da instalação de tal sistema, os entrevistados ressaltam a redução nas despesas com eletricidade (82%), a redução dos impactos de secas prolongadas (77%), a segurança e confiabilidade dessa fonte (70%) e o fato de que se trata de uma alternativa às hidrelétricas (69%).

Sobre a atuação do governo, a pesquisa mostra uma percepção crítica: para 48%, o governo federal está fazendo menos do que deveria em relação às mudanças climáticas; para 36%, ele simplesmente não está fazendo nada.

O levantamento também confirma que existe bom entendimento das causas das mudanças climáticas. Apresentados a nove possíveis causas, os entrevistados apontaram com mais frequência: desmatamento (95%), queima de petróleo (93%), atividades industriais (92%), queima de carvão mineral (90%) e tratamento de lixo (87%).

“Considerando a forte oposição patrocinada por setores que têm interesse em negar que as mudanças climáticas sejam causadas pela ação humana, este resultado é extremamente significativo, pois mostra que o negacionismo do clima não colou no Brasil”, afirma Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Via: http://goo.gl/K3kPqB
Pesquisa completa: https://goo.gl/JHFSz8
Divulgação no programa Fantástico – O Show da Vida: http://goo.gl/qPTVYc