Projeto Olhos D'Água conclui etapa de mapeamento de 50 nascentes degradadas

Projeto Olhos D’Água conclui etapa de mapeamento de 50 nascentes degradadas na Bacia do Rio Lontra

O Projeto Olhos D’Água, que irá recuperar 200 nascentes degradadas de Bacias Hidrográficas do Tocantins, conclui mais uma etapa.

Após a produção de 25 mil mudas de 48 espécies diferentes, todas nativas da região, o Instituto Ecológica iniciou a etapa de mapeamento na Bacia do Rio Lontra para identificar 50 nascentes degradadas a serem recuperadas.  “Esse mapeamento antes da recuperação pode ser considerado um processo inovador, já que alia a tecnologia à recuperação ambiental“, destacou Marcelo Haddad, coordenador técnico do Instituto Ecológica. 

Considerando aspectos de localização, degradação e questões fundiárias – o projeto só pode ser realizado em pequenas propriedades ou assentamentos – as nascentes foram organizadas em 3 sub-regiões dentro dessa Bacia.

Após a identificação, os técnicos do Instituto Ecológica analisaram a situação de degradação de cada uma delas, para poder planejar quantas mudas serão necessárias na recuperação. Esse processo deverá ser feito em todas as Bacias compreendidas pelo Projeto Olhos D’Água

Agora está tudo pronto para a próxima etapa. que deve compreender idas a campo para analisar as nascentes identificadas, realizar a educação ambiental dos proprietários sobre a importância da recuperação de nascentes, o cadastramento e assinatura do termo de compromisso com o projeto, e a seleção das melhores técnicas de recuperação em cada nascente.

Acompanhe por aqui e evolução deste projeto incrível!