O Projeto Olhos D’Água, uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins e o Instituto Ecológica Palmas, já atingiu marcas importantes na recuperação das 200 nascentes de quatro bacias hodrográficas do Estado.
“Já foram identificadas e cadastradas as 100 nascentes que serão recuperadas pelo projeto no 1º ano, na Bacia do Lontra e Taquarussu, afirma coordenador do Instituto Ecológica, Marcelo Haddad.
Mas o projeto já avançou após o cadastramento. Hoje, já são 20 nascentes recuperadas na Bacia do Rio Lontra e 18 na do Taquarussu.
A equipe do Projeto Olhos D’Água também modernizou o viveiro que agora conta com um reservatório com irrigação automatizada.
“Foram comprados tubetões, com quase 4 litros cada um, que foram especialmente pensados para este projeto, pois é ideal para mudas do Cerrado com raízes profundas”, explica Haddad.
Outra conquista muito importante foi a aquisição de tubetes biodegradáveis, feitos de resíduos de bananeiras, que não impactam o meio ambiente.
Números do Projeto de maio de 2018
“A previsão é terminar a recuperação das 100 nascentes até o final de junho, o que inclui cercamento, aceiro e plantio de mudas próximo à nascente”, concluiu Haddad