Com o intuito de amenizar o problema grave da seca no Tocantins, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, está entregando aos produtores as chamadas barraginhas, infiltrações no solo que servem para captação da água da chuva e enxurradas em municípios que sofrem com as longas estiagens.
Além de devolver mais qualidade de vida para os produtores e suas famílias, proporcionando o aumento da produção, as barraginhas também cumprem um papel ambiental. De acordo com a Secretária da Semarh, Meire Carreira, o projeto também faz parte do cumprimento da Agenda 2030, que engloba um conjunto de ações dos países membros das Nações Unidas rumo ao desenvolvimento sustentável.
A secretária explicou que as barraginhas ajudarão a reduzir os efeitos da erosão no solo, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos. “É uma ação completa, com efeito social e ambiental”, ressaltou, em entrevista para o site da Semarh.
A estimativa é que o investimento total fique em torno de R$ 2 milhões para a construção de 3.564 barraginhas em todo Estado.
Fonte: SEMARH