Na lista de 60 países que integram o índice de desempenho das nações quanto às suas iniciativas para a redução da concentração de Gases de Efeito Estufa na atmosfera, o Brasil ocupa a 19ª posição no ranking.
O índice existe há 13 anos e foi organizado pelas equipes Germanwatch, da New Climate e da Climate Action N e foi incrementado em 2015, após o Acordo de Paris.
As informações são compiladas em três grandes áreas: emissões de GEEs, energia renovável e uso da energia. O ranking ajuda a avaliar a compatibilidade das metas com o objetivo de limitação do aquecimento global a 2ºC.
O Brasil vem liderando o grupo de países com performance média. A melhor pontuação do país fica com as energias renováveis, com nossas hidrelétricas e mix de etanol como combustível. Mas deixamos a desejar no combate ao desmatamento com regressões do governo nos últimos anos e no avanço sustentável do uso da energia, que pouco evoluiu nos últimos 5 anos.
Confira o ranking completo. As três primeiras posições ficaram vazias, já que nenhum país atingiu os índices necessários.
Vale destacar a posição da China (41ª) e dos Estados Unidos (56ª).