Contexto Local
O projeto visa capacitar assentamentos rurais do Programa Crédito Fundiário, no estado do Tocantins, gerando aumento dos recursos de sustentabilidade local. A iniciativa durou entre 2006 e 2007 e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro).
Descrição do Projeto
O projeto contempla 14 comunidades rurais: PA Provi e PA Riozinho em Pium, Acoplas I, II e III em Araguatins, PA Chapadinha e PA Araguaia em Goianorte, PA Rio Vermelho em Centenário, PA ATR em Dianópolis, PA Astrar em Chapada de Areia, PA União Tocantinense em Peixe, PA União em Barrolândia, PA Condomínio São Pedro em Araguacema e PA Aprazul em Tocantínia. Foram beneficiadas aproximadamente 300 famílias agricultoras. Os temas trabalhados foram: Associativismo e Cooperativismo, Agroecologia, Biojóias, Comercialização da Produção Familiar, Formação de Lideranças, Manejo Sustentável dos Animais, Mulheres Agricultoras e Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos.
O objetivo principal foi a capacitação dos produtores rurais sobre temáticas que possibilitem o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, estimule o empreendedorismo e reforce as relações de gênero. Entre os resultados, destacaram-se o desenvolvimento do conceito de agroecossistema entre agricultores familiares; a disseminação para a comunidade sobre a importância do envolvimento da mulher e das relações sociais de gênero; e o repasse de técnicas administrativas, de comercialização e de padronização dos produtos oriundos das comunidades rurais.
Arquivos para Download