O Centro de Pesquisas Canguçu foi selecionado para a Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia – XAMA que será realizada de 13 a 20 de agosto, na Galeria do MUSA – Museu da Amazônia – Manaus – AM, durante a o 7º Seminário DOCOMOMO Brasil / Norte-nordeste http://7docomanaus.weebly.com).
A autoria do projeto é do Arquiteto Luís Hildebrando Ferreira e os critérios para a seleção foram a qualidade do projeto e a relevância da obra para a exposição com a apresentação do projeto. As demais obras selecionadas para a exposição são dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.
ENTENDA – O Centro de Pesquisas Canguçu – CPC é localizado no município de Pium, sudoeste do Tocantins, nas confluências do Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal. Foi idealizado e construído pelo Instituto Ecológica com o objetivo de gerar oportunidade para produções científicas, dissertações e teses de mestrado e doutorado. Atualmente o trabalho no Canguçu é conduzido em parceria com as instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
O DOCOMOMO (International Committee for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) é uma organização não-governamental sem fins lucrativos fundada em 1988, na cidade de Eindhoven, na Holanda, e atualmente atua em quase setenta países como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. Visite o site: http://docomomo.org.br/internacional/
No Brasil o DOCOMOMO tem abrangência nacional e realiza seminários científicos bianuais desde 1995. Os eventos dessa organização foram instrumento para a construção de um acervo sobre o (re)conhecimento, identificação, (re)utilização e preservação do patrimônio moderno no país: http://docomomo.org.br