Contexto Local
O Centro Ecotropical, localizado no município de Taquaruçu, no Tocantins, tem como foco o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares sobre a biodiversidade dos diferentes ecossistemas e relação com mudanças climáticas. O centro tem por objetivo fomentar o intercâmbio entre jovens cientistas internacionais e brasileiros. O centro foi implementado em 2007 em parceria com: Instituto Energias, Universidade de Aveiro, Ministério da Ciência e Tecnologia, Fundação Universidade do Tocantins, Ibama, Naturatins, Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Celtins, Investco e Eletronorte.
Descrição do Projeto
O Centro de Pesquisas em Biodiversidade Tropical oferece ao público uma estrutura de campo para coleta de dados, aulas de campo, encontros, workshops, turismo científico, entre outros. Sua estrutura conta com sala com 10 computadores; biblioteca; laboratório de taxonomia de plantas e animais; dois dormitórios com banheiros, com capacidade para um total de 16 alunos; dois dormitórios com banheiros, com capacidade para um total de 4 orientadores; restaurante; cozinha e lavanderia.
O projeto visa implementar um centro de conhecimento voltado para o desenvolvimento de pesquisa, treinamento e capacitação; estabelecer um centro de documentação e biblioteca que concentre todas as informações geradas na região; promover o intercâmbio e a interação entre comunidade, pesquisadores nacionais e internacionais e a sociedade civil; desenvolver ações que valorizem a conservação da biodiversidade; maximizar a efetividade de programas de conservação através de interação de resultados científicos.
Arquivos para Download