A elevação do nível do mar poderá afetar três vezes mais pessoas do que o esperado até 2050, de acordo com novo estudo, ameaçando apagar algumas das maiores cidades costeiras.
Os autores de um artigo publicado na terça feira desenvolveram uma forma mais precisa de calcular a elevação da Terra baseado em leituras de satélite, uma maneira padrão de estimar os efeitos do aumento do nível do mar em grandes áreas, e encontrou que os números anteriores eram muito otimistas. A nova pesquisa mostra que cerca de 150 milhões de pessoas estão vivendo em território que estará abaixo do nível do mar até a metade do século.
O sul do Vietnã poderia desaparecer. O segundo mapa, gerado pelo estudo, indica que a parte inferior do pais ficará debaixo d’água em maré alta.
Grande parte da cidade de Ho Chi Minh, centro econômico da nação, desapareceria, de acordo com a pesquisa produzida pela Climate Central, organização científica localizada em Nova Jersey, e publicada na revista Nature Communications. As projeções não levam em conta o crescimento populacional ou perda de terra por erosão.
Fonte: https://www.nytimes.com/interactive/2019/10/29/climate/coastal-cities-underwater.html