Ilha de Fernando de Noronha enfrenta problemas com poluição - Instituto Ecológica

Ilha de Fernando de Noronha enfrenta problemas com poluição

O meio-ambiente brasileiro acaba de encontrar uma nova ameaça: turistas.

Fernando de Noronha pode ser considerada um paraíso na Terra. Um recente aumento estrondoso de turismo na ilha pode fazer com que essa frase deixe de ser verdade.

Desde 1992 o número anual de turistas na ilha saltou de pouco mais que 10 mil para quase 105 mil, em porcentagem o crescimento equivale a 927%. O Instituto Chico Mendes chegou a estabelecer um limite da quantidade de turistas anuais. Em 2018 esse número foi ultrapassado em 15%.

O problema? Poluição generalizada. A lista de problemas ambientais que a região enfrenta atualmente inclui: o aumento do volume de esgoto não tratado, crescimento de resíduos sólidos, sobrecarga dos sistemas de abastecimento de água, energia e transporte público e também um aumento na ocupação do solo e do número de veículos e embarcações na ilha.

Tudo isso, de acordo com Silvia Zanirato (uma profissional de pesquisa da Universidade de São Paulo, proporciona um aumento significativo do risco à fauna e marinha local.

O turismo também introduziu inúmeras espécies exóticas na ilha, levando à diminuição da flora e fauna nativa.

A ilha recentemente estava completamente focada em um campeonato mundial de surfe que ocorreu na região e, obviamente, com o influxo de pessoas gerado pelo Carnaval.

Leia a matéria original: https://www.oeco.org.br/reportagens/turismo-descontrolado-ameaca-ambiente-de-fernando-de-noronha/