Contexto Local
A série de documentários teve enfoque sobre o Cerrado brasileiro e a proteção da biodiversidade. Baseado no Protocolo de Kyoto, o projeto abordou as diferentes formas de recursos e ações individuais e de empresas na busca da melhoria dos impactos do desenvolvimento no meio-ambiente. Horizontes Culturais teve enquadramento no Art. 18 da Lei Rouanet e foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Como parceiro, o Instituto Ecológica contou com Investco.
Descrição do Projeto
O projeto visou a produção de três documentários de média-metragem, com 26 minutos cada um: Horizontes Climáticos, Horizonte Sustentável e Horizonte Energético.
Em Horizontes Climáticos, foi ilustrado, por meio de uma série de entrevistas e imagens, como os recursos estão sendo percebidos entre empresários e a população de diferentes regiões e países através da participação institucional das Embaixadas da Itália, Suécia, Portugal e Áustria e do enfoque em as áreas de diferentes perfis econômicos e sociais no Brasil.
Horizonte Sustentável foi composto por uma série de entrevistas, no Brasil e no exterior, fazendo um retrato de como a questão do desenvolvimento sustentável vem sendo discutida e enfrentada, seus resultados, bem como análises sobre as perspectivas do futuro da humanidade relacionadas às diferentes visões do futuro ambiental.
Em Horizonte Energético foi analisada a dicotomia das consequências e perspectivas de longo prazo das construções de barragens considerando os benefícios e prejuízos econômicos, sociais, culturais sobre a população local e sobre a região, a partir dos testemunhos de seus protagonistas.
Arquivos para Download
Benefícios
- Disseminação de conhecimento.
- Fomento à discussão sobre clima.
- Discussão sobre construções de barragens.
Componentes
- Documentários.
- Entrevistas.
- Cerrado.
- Desenvolvimento sustentável.