O maior inimigo do lixo aparentemente é o governo do Reino Unido.
Uma operação que ocorreu no mês de Março pela Agência do Meio-Ambiente, um órgão do governo inglês, realizou cerca de 30 invasões a áreas suspeitas de serem depósitos ilegais de dejetos. No total foram 11 locais descobertos e denunciados.
Foi a maior operação de 1 dia do tipo já realizada na região. Entre Lincolnshire e Northamptonshire, oficiais da agência encontraram 6 locais onde dejetos haviam sidos queimados, 3 contendo resíduos de demolição e construções, uma contendo lixo domiciliar e um ferro-velho. Todas estavam sendo operadas de forma ilegal.
Durante a operação, foram 28 locais visitados. 17 estavam operando de forma legal. As que estavam operando de forma ilegal irão receber guias da agência de como operar sobre a lei, além de um acompanhamento à longo prazo.
Vale ressaltar que em 2015, o manejo ilegal do lixo causou mais de 600 milhões de libras em prejuízo, isso somente na Inglaterra. A entidade governamental, entre 2011 e 2017, fechou mais de 5400 locais ilegais. Uma média de 2 por dia.
https://www.gov.uk/government/news/environment-agency-day-long-sting-confirms-11-illegal-waste-sites