Os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda-CBHLC e convidados participaram nos dias 28 e 29 de junho, de uma oficina sobre valoração de serviços ambientais, em Araguaína, TO.
Os participantes aprenderam sobre o conceito de serviço ambiental, ou seja, sobre aqueles serviços que a natureza executa naturalmente para a manutenção da vida como a purificação da água, a decomposição do lixo ou a polinização, para citar alguns exemplos.
E aprofundaram o mecanismo de Pagamentos por Serviços Ambientais, um instrumento econômico que retribui financeiramente ou de outra forma, quem preserva ou mantém uma área de importante serviço ambiental, como por exemplo, a preservação de nascentes de rios importantes para o abastecimento de água por proprietários de terra.
A programação foi bem dinâmica, com discussões, dinâmicas e trocas de informações.
A capacitação é custeada com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente – FEMA, conforme Termo de Parceria nº 002/2018, firmado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH e o Instituto Ecológica para prestação de apoio técnico operacional aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins.