O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), está em reunião na UNESCO de 24 a 28 de fevereiro, para considerar o Relatório Síntese do Sexto Relatório de Avaliação, que fornecerá as últimas informações científicas relacionadas à mudança climática aos tomadores de decisões políticas.
A cerimônia de abertura reuniu representantes do governo e chefes de Agências da ONU, que destacaram a importância do fornecimento de base científica para o desenvolvimento de políticas climáticas fortes. Após a reunião, um painel de discussão foi iniciado, sobre o papel dos sistemas de conhecimento para melhorar as ações climáticas.
“O Relatório Síntese irá integrar todas as informações que o IPCC está preparando em seus relatórios atuais, para fornecer aos responsáveis políticos as últimas informações politicamente relevantes e pertinentes sobre as mudanças climáticas,” disse o presidente do IPCC, Hoesung Lee. Previsto para ser lançado na primeira parte de 2022, servirá de base para as negociações internacionais e estará pronto a tempo da primeira avaliação global sob o Acordo de Paris em 2023.
A IPCC-52 continuará em sessão fechada até 28 de fevereiro para considerar o esboço do Relatório de Síntese, eleger um membro do Escritório da Força-Tarefa nos Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa, para lançar a revisão regular dos procedimentos do IPCC e realizar outros negócios.