Contexto Local
Programa que visa a valorização do Cerrado através da multiplicação da Metodologia do Carbono Social, na região do Cantão, sudeste do Tocantins. O projeto aconteceu entre 2006 e 2007 e teve como principal apoiador o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
Descrição do Projeto
O projeto prevê a manutenção do Centro de Convivência e Capacitação de Pium como suporte para projetos ambientais desenvolvidos na região através da multiplicação da Metodologia do Carbono Social. A multiplicação contempla capacitações sobre os principais recursos de sustentabilidade desenvolvidos pela metodologia: Recurso Humano, Recurso Social, Recurso Natural, Recurso Biodiversidade, Recurso Financeiro e Recurso Carbono. O principal objetivo é repassar a Metodologia do Carbono Social em atividades teóricas e práticas à comunidade atuante do entorno, de forma que possam em seus projetos valorizar o Cerrado e aumentar seus recursos de sustentabilidade.
Entre os resultados, destacam-se a formação de 50 multiplicadores aptos a desenvolverem suas atividades com o apoio da MCS; formação de 18 extensionistas para elaborar e acompanhar projetos de crédito de carbono na região; desenvolvimento de pesquisas direcionadas aos viveiros e aos SAF’s por 10 universitários; multiplicação das informações através de 12 líderes assentados nas suas comunidade rurais; realização de evento regional com o tema “Valorização do Cerrado Através da Metodologia do Carbono Social”; formação de um grupo gestor para atuar no processo.
Arquivos para Download