Contexto Local
O Selo de Carbono é uma marca desenvolvida pelo Instituto Ecológica que visa atestar o processo de produção sustentável de produtos oriundos de comunidades locais. A iniciativa contribuiu para a implementação de alternativas sócio-econômicas e de geração de renda em comunidades, de forma a valorizar o bioma nativo e difundir a importância da conservação dos recursos naturais para as gerações futuras, garantindo um novo modelo de desenvolvimento, não-predatório e sustentável.
Descrição do Projeto
O Selo de Carbono divulga o contexto do Carbono Social, agregando valores econômicos e ambientais aos produtos de diversas comunidades. Assim, para a obtenção dessa marca, a comunidade precisa adequar seus produtos de forma que sejam sustentáveis e que tenham uma padronização adequada e preservem o meio ambiente, contribuindo com o clima e reduzindo emissões de gases poluentes.
Em 2008, o Instituto Ecológica iniciou uma parceria com a empresa Ateliê Brasil de São Paulo com a meta de buscar mercados alternativos para os produtos oriundos das comunidades acompanhadas através dos projetos desenvolvidos no Tocantins. Por meio da parceria, esses produtos passaram a adquirir o formato de brindes corporativos e começaram a ser conhecidos e divulgados em todo o Brasil e também no exterior. Em setembro de 2008, o Ateliê Brasil, sob coordenação da artista plástica Eli Tosta, realizou o lançamento da linha Carbono Social no Museu MUBE de São Paulo.
Alguns dos produtos acompanhados pelo Instituto Ecológica através da Metodologia do Carbono Social (MCS): artesanato de sementes do Cerrado na comunidade de Taquaruçu em Palmas; a Casa do Doce, com produção de doces, geleias e licores com frutos nativos do Cerrado, no assentamento Provi em Pium; a Casa do Mel, com produção de mel no assentamento Barranco do Mundo, em Pium.
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