Contexto Local
O TEEP consiste em capacitação e formação de agentes multiplicadores. O programa foi idealizado durante a realização do Primeiro Seminário de Educação Ambiental em Empreendimentos Hidrelétricos, em setembro de 2000 na cidade de Palmas, Tocantins, quando se sentiu a necessidade de capacitar técnicos de instituições públicas e privadas e grupos das comunidades envolvidas no processo de discussão e desenvolvimento de novas UHEs. O projeto durou até 2003 e contou com o financiamento da Agência de Desenvolvimento Norte-americana (USAID) e parcerias com o Instituto Internacional de Educação (IIE) e Agência Nacional de Águas.
Descrição do Projeto
O TEEP é um programa de informação e capacitação de técnicos de instituições públicas e privadas e lideranças locais, para uma participação mais efetiva nos processos de planejamento da implantação de projetos de desenvolvimento. A opção de aplicação do programa no estado do Tocantins foi tomada levando em consideração o grande potencial hidrelétrico do estado. Isso impõe que medidas sejam tomadas para assegurar que este potencial seja plenamente desenvolvido, de forma coerente, beneficiando a sociedade, respeitando moradores locais e o meio ambiente, além de propiciar melhores condições de negociação e participação de todos os atores envolvidos no processo.
Alguns resultados: 1.328 pessoas sensibilizadas em 24 municípios; 375 multiplicadores capacitados em cursos de 20 horas; participação de 20 multiplicadores em eventos ligados ao tema; tradução do material didático em 4 dialetos indígenas; elaboração de material didático; distribuição de material na rede estadual de ensino.
Arquivos para Download