Tocantins é liderança nacional em gestão de recursos hídricos - Instituto Ecológica

Tocantins é liderança nacional em gestão de recursos hídricos

Tocantins contou com a maior delegação presente no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu entre os dias 20 e 24 de agosto, em Florianópolis, com 45 participantes representando 5 comitês de bacias, sociedade civil e governo.

A primeira grande novidade que queremos compartilhar com vocês é que o Tocantins foi o estado escolhido para sediar a edição de 2020 do evento!

“O Tocantins está avançado, mesmo com todos os desafios dentro do cenário nacional. Hoje somos uma liderança com relação a gestão de recursos hídricos, à inovação na revitalização de bacias hidrográficas e também em tecnologia , disse Divaldo Rezende, vice-presidente do Instituto Ecológica que hoje apoia os 5 Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins e que participou do evento.

Divaldo Rezende no ENCOB

No Tocantins está a única bacia hidrográfica 100% monitorada do Brasil, que é a Bacia do Rio Formoso. Hoje, o estado sabe em tempo real quanto de água entra e sai, quanto tem pra uso na agricultura, consumo, etc.

A programação deste ano deu bastante destaque a situação de Comitês em crise, como o do Rio Doce e o do São Francisco, sempre com visões panorâmicas associando as crises hídricas às mudanças climáticas.

Um tema forte também foi pagamento por serviços ambientais. Diversos comitês dialogaram sobre a gestão e a estratégia com relação a cobrança desses serviços providos pela natureza.

Durante o Encob, o Ministério do Meio Ambiente também lançou um programa nacional de revitalização de bacias hidrográficas.