Representantes do TO participarão do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - Instituto Ecológica

Representantes do TO participarão do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes dos cindo comitês do Tocantins participarão do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado na cidade de Florianópolis (SC), de 20 a 24 de agosto.

O tema central será “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”.

Os Comitês do Tocantins são:

  1. CBHLP – Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas
  2. CBHRF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso
  3. CBHRMA – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves
  4. CBHLC -Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda
  5. CBHSAST – Comitê das Bacias Hidrográficas do Rios Santo Antônio e Santa Tereza

O objetivo será discutir uma visão comum, o entendimento e mapeamento dos desafios e oportunidades e a elaboração de soluções em conjunto.

Esta edição será especial porque irá completar 20 edições do ENCOB, que teve início na cidade paulista de Ribeirão Preto e já passou por 15 estados.

No dia 20/08, serão trabalhadas as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos com a realização de oficinas sobre: enquadramento dos corpos de água superficial; implementação de parcerias; planejamento e gestão de águas subterrâneas; monitoramento da qualidade da água; cadastro de usuários como ferramenta de gestão; o desafio de integração dos planos setoriais; dentre outros.

No segundo dia, 21/08, serão abordados temas relacionados à inovação, tais como o uso de tecnologias na gestão sustentável dos recursos hídricos; a apresentação de casos de reuso da água na indústria e economia de água; segurança hídrica e eventos climáticos; mecanismos de comunicação na gestão da água; uso de tecnologias e softwares; e o papel dos comitês no processo de fomento à inovação social.

No dia 22/08, serão trabalhadas as questões relacionadas à transparência, com a realização de palestras; apresentação de casos e salas temáticas abordando: a legislação como elemento de transparência; experiências internacionais francesa (autonomia dos comitês em relação ao Estado) e chilena (privatização da água); informação participativa como instrumento de transparência; transparência na cobrança; como ampliar a transparência na gestão da água, dentre outras.

No dia 23/08, quarto e penúltimo do encontro tem-se a proposta de se abordar os desafios e oportunidades na gestão dos recursos hídricos. Alguns trabalhos previstos para o dia são: desafios às estruturas institucionais existentes; o desafio na implementação das ações e metas definidas pelos comitês de bacias nos Planos de Bacias Hidrográficas; a realização dos encontros setoriais; oportunidades na gestão da água: valorização social e econômica, dentre outros.

No último dia, 24/08 (sexta-feira), está prevista a realização de uma palestra aberta ao público sobre os desafios futuros e o uso das águas.

Na programação ainda há a previsão de inclusão temas como: Educação ambiental; Água e gênero; Gestão de áreas costeiras; dessalinização da água; Integração da gestão; Conflitos de gestão; Escassez hídrica; Gestão da crise de escassez e possíveis soluções; Conservação do solo; O papel do ministério público na gestão dos recursos hídricos, dentre outros.