Representantes dos cindo comitês do Tocantins participarão do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que será realizado na cidade de Florianópolis (SC), de 20 a 24 de agosto.
O tema central será “Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água”.
Os Comitês do Tocantins são:
- CBHLP – Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas
- CBHRF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso
- CBHRMA – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves
- CBHLC -Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda
- CBHSAST – Comitê das Bacias Hidrográficas do Rios Santo Antônio e Santa Tereza
O objetivo será discutir uma visão comum, o entendimento e mapeamento dos desafios e oportunidades e a elaboração de soluções em conjunto.
Esta edição será especial porque irá completar 20 edições do ENCOB, que teve início na cidade paulista de Ribeirão Preto e já passou por 15 estados.
No dia 20/08, serão trabalhadas as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos com a realização de oficinas sobre: enquadramento dos corpos de água superficial; implementação de parcerias; planejamento e gestão de águas subterrâneas; monitoramento da qualidade da água; cadastro de usuários como ferramenta de gestão; o desafio de integração dos planos setoriais; dentre outros.
No segundo dia, 21/08, serão abordados temas relacionados à inovação, tais como o uso de tecnologias na gestão sustentável dos recursos hídricos; a apresentação de casos de reuso da água na indústria e economia de água; segurança hídrica e eventos climáticos; mecanismos de comunicação na gestão da água; uso de tecnologias e softwares; e o papel dos comitês no processo de fomento à inovação social.
No dia 22/08, serão trabalhadas as questões relacionadas à transparência, com a realização de palestras; apresentação de casos e salas temáticas abordando: a legislação como elemento de transparência; experiências internacionais francesa (autonomia dos comitês em relação ao Estado) e chilena (privatização da água); informação participativa como instrumento de transparência; transparência na cobrança; como ampliar a transparência na gestão da água, dentre outras.
No dia 23/08, quarto e penúltimo do encontro tem-se a proposta de se abordar os desafios e oportunidades na gestão dos recursos hídricos. Alguns trabalhos previstos para o dia são: desafios às estruturas institucionais existentes; o desafio na implementação das ações e metas definidas pelos comitês de bacias nos Planos de Bacias Hidrográficas; a realização dos encontros setoriais; oportunidades na gestão da água: valorização social e econômica, dentre outros.
No último dia, 24/08 (sexta-feira), está prevista a realização de uma palestra aberta ao público sobre os desafios futuros e o uso das águas.
Na programação ainda há a previsão de inclusão temas como: Educação ambiental; Água e gênero; Gestão de áreas costeiras; dessalinização da água; Integração da gestão; Conflitos de gestão; Escassez hídrica; Gestão da crise de escassez e possíveis soluções; Conservação do solo; O papel do ministério público na gestão dos recursos hídricos, dentre outros.