20/03/2019
Se mudanças climáticas fossem representadas por um super-vilão, provavelmente seria a indústria de extração.
Um novo estudo realizado pelas Nações Unidas acaba de revelar um fato que não é muito surpreendente, porém extremamente alarmante. A indústria de extração é responsável por metade das emissões de carbono do planeta, além de ser responsável pela perda de 80% da biodiversidade mundial.
Isso provém de um relatório extenso que analisou agricultura e mineração. A ONU reconhece que a indústria é essencial para geração de comida, combustível e minérios, ao mesmo tempo o impacto ambiental está gerando um nível de estresse no clima e na biodiversidade bem maior do que era previamente pensado.
Recursos estão sendo extraídos do planeta 3 vezes mais rápido quando comparado com os níveis em 1970, mesmo que nesse mesmo período de tempo, a população mundial tenha somente dobrado.
O estudo, denominado “Global Resources Outlook” foi divulgado durante a quarta Assembleia Geral do Programa das Nações Unidas (PNEUMA), que está acontecendo em Nairóbi, Etiópia. O estudo aponta que o consumo anual do planeta pode ser contabilizado em 92 bilhões de toneladas de materiais. Esse dado possui uma taxa de aumento de 3,2% ao ano.
Os materiais consumidos incluem: biomassa, metais, minerais e combustíveis fósseis, cuja extração anual (carvão, óleo e gás) aumentou de 6 bilhões de toneladas para 15 bilhões, desde 1970. Extração de metais tem uma taxa de aumento anual de 2,7%, enquanto alguns minerais (como os utilizados para fazer concreto) cresceram em quase 5 vezes, atualmente contabilizando 44 bilhões de toneladas. A biomassa não fica de fora, com um aumento observado de quase três vezes totalizando 24 bilhões de toneladas.
Até os anos 2000, a indústria era um enorme ativo econômico, potencializando a economia global. Entretanto, hoje em dia o retorno de investimento vem caindo, uma vez que a extração vem se tornando cada vez mais cara e o impacto ambiental, por mais fácil que seja de ignorar, é inegável.
Matéria original: https://www.theguardian.com/environment/2019/mar/12/resource-extraction-carbon-emissions-biodiversity-loss