O Estado do Tocantins aderiu voluntariamente ao Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA), da Agência Nacional das Águas (ANA) e cumpriu com sucesso a primeira etapa do monitoramento, conforme publicado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado.
A adesão ao programa e cumprimento das metas prevê um repasse de recursos pela ANA ao TO, a fim de retribuir a contribuição dada à coleta de dados sobre a qualidade da água no Brasil.
Nesta primeira etapa foram verificados 30 pontos, escolhidos especialmente nas bacias hidrográficas mais degradadas. A ideia é que a meta seja progressiva e que no ano que vem cerca de 60 pontos sejam verificados.
O monitoramento conta com a utilização de uma sonda multiparâmetro de última geração que avalia dados como oxigênio dissolvido, PH, turbidez e temperatura do ar e da água.
O Instituto Ecológica vibra com essa iniciativa e trabalha para garantir que os rios do Tocantins tenham uma água ainda mais cristalina e limpa com o Projeto Olhos D’Água, que está recuperando 200 nascentes na região. Conheça o projeto Olhos D’Água.
* Com informações da SEMARH-TO.